Propriedades do capim vetiver para controle da erosão no solo

Atualizado: Jun 28


Algumas das características do vetiver fazem desta planta um excelente meio de controlar a erosão, em qualquer tipo de solo, seja para o grampeamento de taludes, controle da erosão nas margens de lagos e rios ou até mesmo para o paisagismo ecológico em áreas com risco de erosão. Ao contrário das outras ervas, o vetiver não ganha raízes horizontais, quase exclusivamente na direção vertical, para baixo. Os grupos densos de colmo ajudam também a travar o escoamento de água superficial. Por estas razões, o vetiver é usado para criar sebes ao longo de estradas, nos limites dos arrozais. Como a planta não cria estolhos, não é uma planta invasiva e o seu cultivo torna-se controlável.

O plantio de cordões do vetiver tem se mostrado eficiente na conservação do solo e da água em varias regiões do mundo, devido a elevada resistência ao arrancamento pelas enxurradas, característica proporcionada pelo seu extenso e resistente sistema radicular, que estabiliza a planta e agrega o solo. Em virtude de seu rápido crescimento se forma rapidamente densas touceiras que criam barreiras às enxurradas. Pesquisas mostraram que esta espécie é também capaz de recuperar áreas degradadas com o aumento da agregação do solo, e consequente aumento da infiltração da água e redução das enxurradas.


Proteja o solo em encostas, margens de lagos, rios com falta de vegetação nativa. Conheça mais do sistema vetiver entrando em contato com radixecompany@gmail.com

46 visualizações